"RECONSTRUINDO COM O POVO"

Prefeitura realiza perfuração de um novo poço artesiano no Povoado Tapera de Baixo
 

Antigamente, segundo contam os mais velhos, cada brincante preparava a própria roupa, de acordo com suas posses e habilidades. Mais recentemente, porém, artesãos de ambos os sexos e de várias idades especializaram-se na confecção dos bordados, que já começam a atravessar as fronteiras da brincadeira para brilhar em outros espaços.

Cururupu, berço do sotaque costa de mão, terra de bumba bois, e vários anônimos artesão, tem um dos maiores e mais  belos históricos de bordados em couro de boi, indumentárias, chapéus e fantasias. O município ganha reforço na valorização, divulgação e resistência da arte com a  iniciativa da prefeitura municipal o projeto “Oficinas de Bordado com Miçangas, Pedrarias e Armação-Carcaça de Boi confeccionada com Buriti”, iniciado no começo deste mês é um verdadeiro sucesso:  “Investi  em oficinas de bordados e armação-carcaça de Boi confeccionada com Burit, para expandir a técnica, motivar novas pessoas a trabalharem com a arte, investindo na comercialização dos produtos durante o ano inteiro”, é politica de gestão da prefeitura municipal. Ressaltou o Secretário da Cultura, Frâncio Jânio.
O projeto por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria de Assistência Social e Cidadania, envolve estudantes da rede publica de ensino, inclusive da educação de Jovens e Adultos, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e  pessoas da 3ª idade.

Nos ateliês várias peças já foram confeccionadas e estarão em exposição na praça de eventos durante o arraial de  São João, festa realizada pelo município na Praça Dô Carvalho e em outros arraiais  nos próximos dias. .  
Antes de chegar até os arraiais, as indumentárias das brincadeiras passam por um processo lento, demorado, e que merece muita dedicação. Camisas, calças, chapéus, mas, principalmente, borda o couro do bumba-boi requer técnica e muita dedicação. Para garantir esse brilho colorido nos arraiais, os artesãos têm que se dedicar a esse trabalho delicado, bem antes da festa: “Não tem como descrever a emoção, só no momento mesmo em que fica pronto, sempre tive vontade de apreender, este é o meu primeiro trabalho, o coração fica pra sair pela boca", disse  Dona Alaíde Pinto Silva, participante das oficinas.

O projeto desenvolve oficinas gratuitas de segunda a sexta das 14hs às 17hs, no espaço disponibilizado na própria sede da secretaria, as aulas são ministrada por dois jovens artesãos, Jadson de Jesus e Renata de Cassia.

Jadson de Jesus apreendeu  a arte de montar as peças com os pais, Jongico e Mana, que são  referências no maranhão na arte em manipular tecido aplicando canutilhos, miçangas, construir desenhos coloridos e cheios de brilho em veludo.
Renata de Cassia Vieira da Silva desde 2011 começou a produzir, é discípula dos pais do Jadson: “O produto final fica tão bonito, que emociona, alguns vão para longe, como outros estados até países”. Ressaltou Renata.
 A Prefeita Rosinha visita frequentemente os ateliês, animada com as atividades, pediu empenho e participação de todos, lembrou que a iniciativa é uma das ações planejadas e executada da politica de revitalizar a cultura e seus agentes, todo incentivo e apoio as manifestações culturais estão garantidas pela gestão Reconstruindo com  o Povo, Afirmou a prefeita.



Secretaria Municipal de Cultura
Prefeitura Municipal de Cururupu                                                                                                                            

Autor / Fonte: Assessoria / Prefeitura









Postar um comentário

 
Top