"RECONSTRUINDO COM O POVO"

Prefeitura realiza perfuração de um novo poço artesiano no Povoado Tapera de Baixo
 


Agricultoras de Santa Rita apresentam os produtos comercializados na feira em Cururupu. (Foto: Divulgação)
“Nossa Prefeita esta trabalhando pelo povo, a feira é um sucesso”, entusiasmada declarou Dona Milu agricultora do povoado Cocal tenho participado das feiras e com a venda dos produtos a renda familiar aumentou. “Com esse dinheiro eu pago minhas contas e faço as compras de casa, estou motivada a produzir porque sei que agora tenho lugar e estrutura para vender”, concluiu Dona Milu.
Novas perspectivas para os pequenos agricultores. É assim que podemos definir a Feira do Pescado e da Agricultura Familiar realizada na ultima quarta-feria (14), evento que vem acontecendo deste o mês de fevereiro chega a sua IV edição realizada pela Prefeitura Municipal de Cururupu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Abastecimento e Pesca, e com o envolvimento cada vez maior dos produtores da agricultura familiar das comunidades rurais do município.  

Com publico cada vez mais aquecido, animado e que vem disposto a comprar produtos de qualidade direto das mãos dos produtores, a feira tem superado todas as expectativas tanto dos produtores quanto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento que organiza, da assistência técnica aos produtores e acompanha o desenvolvimento das comunidades.
A politica de fomentar a agricultura familiar é plano de governo da administração Reconstruindo com o Povo e determinação  da Prefeita Prof.ª Rosinha, que tem buscado junto aos órgão da Agricultura Familiar do Estado, parcerias para potencializar cada vez mais a Agricultura e a Pesca. 
Em dezembro o município sediará a AGRITEC  (Feira da Agricultura Familiar e de Agrotecnologica do Maranhão).  Um dos grandes eventos do estado, com presença já confirmada do governador Flávio Dino.
A Feira do Pescado e da Agricultura Familiar de Cururupu, oportuniza a população ao contato direto com produtos dos produtores da zona rural, valorizando a agricultura familiar e incentivando a expansão dos negócios. Os produtos são comercializados com preço especial, sem reajustes da figura dos “atravessadores” é preço direto do produtor.

A agricultora Nicinha do povoado Rumo Santa Maria, disse esta muito animada, “a iniciativa da feira nos faz produzir mais, por que tudo que eu trago consigo vender,”   Ressaltou a agricultora.
Dona Titinha do Povoado Monte Alegre, dona de uma voz forte, chega cedo e vende todos os produtos muito rápido. Ela mesma, vai chamando os fregueses e lançando os preços promocionais, “estou muito confiante com a feira, já aumentei a produção lá no interior e não perco nenhuma. Garantiu a agricultora”.
Os produtos comercializados na feira vieram de varias comunidades; Aliança trouxe café torrado com erva doce e Babaçu que terminou em 5 minutos, logo ao iniciar as vendas, na barraca de Condurus tinha tapioca, farinha seca, molho de pimenta..., Ceará, entre outros produtos trouxe a famosa farinha lavada a 8,00 o kg...  Nas barracas de Fortaleza, Santa Maria, Cocal, Monte Alegre, Aquiles Lisboa, Rumo e  Areia Branca, era possível encontrar galinha caipira, patos, suínos, ovos de galinha caipira, hortaliças, legumes, tempero seco, camarão seco, camarão batido, doces, abobora, limão, o fruto do Babaçu sendo vendido o kg, Polpas de frutas, coco, siri, cachos de banana verde, já da  Ilha de Caçacueria e Peru vieram Pescadas, Uritinga, filé de corvinas, filé de pescada, camarão graúdo, o famoso peixe seco vendido com o maço de vinagreira  e muitos outros produtos.
O artesanato  vai ganhando espaço na feira, os artesão locais estão ressurgindo e expondo seus trabalhos. A  Praça Dô Carvalho local que recebeu o evento ficou completamente movimentada destes as 17hs até as 23hs, A praça de alimentação é outra novidade, se torna um ponto de encontro para famílias e populares apreciar o evento.
Agricultora de Aliança apresentando Cacau



















Segundo a Secretária Municipal de Desenvolvimento Agrário, Nenna Chaves, a iniciativa da Prefeitura Municipal de Cururupu, tem como principal ação valorizar os agricultores que produzem alimentos saudáveis e de grande qualidade, contribuindo com a geração de renda para muitas famílias, incentivando o aumento da produção e motivando a economia local, a prefeita profª Rosinha tem recomendado essa assistência frequente e oportunizado condições para que a politica da agricultura seja executada de fato nas comunidades rurais e sede .
A Prefeitura Municipal é a responsável por toda a logística, condições de transporte e assistência aos produtores, motivando cada vez mais a produzirem como fonte de geração de renda  e a importância de venderem eles mesmos seus produtos.

Promoção Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário, Abastecimento e Pesca.
Realização: Prefeitura Municipal de Cururupu                                                                                       Administração Reconstruindo com o Povo.


Postado por ASCOM/PREFEITURA



Postar um comentário

 
Top